Protocolos

Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou uma combinação dos dois.

Protocolos são basicamente a parte do sistema operativo da rede encarregada de ditar as normas para a comunicação entre os dispositivos.

Porque a existência de normas?

A normalização permite que dispositivos de diferentes fabricantes possam interagir, eliminando-se assim os problemas de incompatibilidade.

 
  • EIA (Eletronic Industries Association) é um protocolo de comunicação de dados serial que descreve comunicações 4-wire, full-duplex, linha diferencial e multi-drop. Fornece transmissão de dados balanceada com linhas de transmissão unidirecionais/não reversíveis, terminadas ou não terminadas.
 
  • IEEE (Institute os Electrical and Electronic Engineers) é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos.
 
  • ETSI (European Telecommunications Satandards Institute)é uma organização europeia de normalização, que tem por missão a produção de normas europeias nas telecomunicações, desenvolvendo igualmente actividades de pré-normalização e normalização nas áreas das tecnologias da informação e da radiodifusão televisiva e sonora.
 
  • ICP (Instituto das Comunicações de Portugual) dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. O ICP surgia com a incumbência de apoiar o Governo na coordenação, tutela e planeamento do sector das comunicações.

 

Modelo OSI

Criado em 1970 e formalizado em 1983 é um modelo de referencias da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicaçãp entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.

Modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada são realizadas funções especificas.

  1. Camada Física
  2. Camada de enlace de dados
  3. Camada de rede
  4. Camada de transporte
  5. Camada de sessão
  6. Camada de apresentação
  7. Camada de aplicação