Protocolos
Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou uma combinação dos dois.
Protocolos são basicamente a parte do sistema operativo da rede encarregada de ditar as normas para a comunicação entre os dispositivos.
Porque a existência de normas?
A normalização permite que dispositivos de diferentes fabricantes possam interagir, eliminando-se assim os problemas de incompatibilidade.
- EIA (Eletronic Industries Association) - é um protocolo de comunicação de dados serial que descreve comunicações 4-wire, full-duplex, linha diferencial e multi-drop. Fornece transmissão de dados balanceada com linhas de transmissão unidirecionais/não reversíveis, terminadas ou não terminadas.
- IEEE (Institute os Electrical and Electronic Engineers) - é uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos.
- ETSI (European Telecommunications Satandards Institute) - é uma organização europeia de normalização, que tem por missão a produção de normas europeias nas telecomunicações, desenvolvendo igualmente actividades de pré-normalização e normalização nas áreas das tecnologias da informação e da radiodifusão televisiva e sonora.
- ICP (Instituto das Comunicações de Portugual) - dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa e financeira. O ICP surgia com a incumbência de apoiar o Governo na coordenação, tutela e planeamento do sector das comunicações.
Modelo OSI
Criado em 1970 e formalizado em 1983 é um modelo de referencias da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicaçãp entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.
Modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada são realizadas funções especificas.
- Camada Física
- Camada de enlace de dados
- Camada de rede
- Camada de transporte
- Camada de sessão
- Camada de apresentação
- Camada de aplicação