Meios físicos de transmissão
Via Terrestre:
- Cabos metálicos (cabos metálicos) - são cabos de cobre, ou de outro material condutor que transmitem os dados através de sinais eléctricos.
Cabos coaxiais

Cabos entrelaçados

- Fibra ótica (cabos óticos) -
são cabos de fibra óptica, que transmitem a informação através de sinais ópticos ou luminosos

Via aérea:
- Transmissão via satélite - Este tipo de comunicação tem a vantagem de poder estabelecer contato com navios e aviões, algo impossível de ser feito por meio de cabos. Outra vantagem é que mensagens enviadas por meio de satélites podem chegar até as regiões mais isoladas do planeta, mesmo que o local não tenha infra-estrutura de cabos.
- Infravermelho - Funciona basicamente como o sistema de comunicação utilizando fibra ótica, porém o feixe é transmitido através do espaço livre de por luminosas ao inves da fibra de vidro. O sinal é convertido em formato digital e transmitido pelo espaço livre.
- Microondas - são um tipo de meio de transmissão de dados não guiados de frequência extremamente alta muito usado na comunicação telefônica entre grandes distâncias, nos telefones celulares, etc. Apesar de ser barato e fácil de implementar, é muito suscetível a fenômenos eletrônicos, magnéticos e atmosférico, como por exemplo a chuva. Sua velocidade de propagação é próxima a da luz.
- Ondas de rádios - são um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior com fequencia menor do que a radiação infravermelha. Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronômicos.
Sinal analógico: são sinais continuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal.
Exemplos de dispositivos de sinal analógico:
- velocimetro analógico de ponteiro
- termometro analógico de mercúrio
- balança analógica de mola
Sinal digital: é um frequencia com valores continuos no tempo e em longitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de frequência, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.
Exemplos de sinal digital:
- DVB- é uma forma transmissão televisiva digital
- IPTV- é uma forma de transmissão tilivisiva digital por cabo telefónico
- VolP- é uma forma televisiva digital